Curso de Aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica
Do Básico Ao Avançado

WhatsApp Image 2021-06-21 at 11.22.06 (1).jpeg

Clique no botão abaixo para fazer a sua inscrição

IV Workshop de cirurgia ambulatorial 

Foi realizado no mês de dezembro de 2016 o IV Workshop de Cirurgia Ambulatorial da Clínica Catarinense de Dermatologia / Epione Ensino e Pesquisa.

A coordenação do curso ficou a cargo do Dr. Frederico Sanchez, médico Dermatologista e Cirurgião Dermatológico.

O Curso teve a aula teórica ministrada no Hotel Ibis de Chapecó.

Dr. Frederico Sanchez ministra aula no XXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica

O médico dermatologista, Dr. Frederico Sanchez, responsável técnico da Clínica Catarinense de Dermatologia, ministrou aula de retalhos e enxertos cutâneos durante o XXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica.

Demonstrando passo a passo, técnicas básicas, e complexas de reconstruções cirúrgicas como retalhos de rotação glabelar, retalhos para correção de orelha fendada, e casos complexos como enxerto condro-pericondral para reconstrução palpebral, dentre outros.

 

Link: http://www.bahia2015.com.br/cursos-praticos-em-video/

Atividades Realizadas

Dr. Frederico Sanchez participou do I Simpósio Latino Americano de Cirurgia Micrográfica de Mohs.

A Cirurgia Micrográfica de Mohs é uma técnica para a remoção de alguns tipos de tumores cutâneos.

Esta técnica realiza um estudo completo das margens tumorais já durante a cirurgia, permitindo a detecção de células malignas persistentes no leito do tumor retirado. 

 

Artigo publicado na revista Surgical e Cosmetic Dermatology

Resumo

 

Introdução: A cirurgia micrográfica de Mohs é opção terapêutica que aumenta a taxa de cura de vários tipos de câncer de pele, com maior preservação tecidual e menores taxas de recidiva.

Objetivo: Traçar o perfil clínico e histológico dos tumores operados pela cirurgia micrográfica de Mohs, em serviço privado de referência nessa técnica no município do Rio de Janeiro, Brasil, e relacioná-lo com o número de fases e tipo de reconstrução cirúrgica realizada. 

Métodos: Estudo retrospectivo, observacional, transversal, com revisão de prontuários.

Resultados: Foram relacionados 93 tumores em 84 pacientes operados no período entre abril/2010 e agosto/2012 e seguidos até agosto/2013 (12 a 42 meses). Dados encontrados: 47,61% homens e 52,38% mulheres; idade média de 62,89 anos; fototipos predominantes II (44%) e III (43%); seis casos (6,45%) de carcinoma espinocelular; 87 (93,54%) de carcinoma basocelular; 74,19% de tumores primários; nariz como localização mais frequente (46,24%); uma fase cirúrgica realizada na maioria dos casos, tendo sido o retalho (44%) o tipo de fechamento mais realizado. Houve recidiva em um paciente, que foi reoperado em outubro/2012 e segue sem recidiva. Conclusões: A cirurgia de Mohs mostrou-se eficaz, com altos índices de cura e mínima taxa de recidiva, especialmente nas lesões da área de risco do H da face.

 

Palavras-chave: CIRURGIA MICROGRÁFICA DE MOHS, CARCINOMA BASOCELULAR, CARCINOMA ESPINOCELULAR.

Novos artigos publicados em revistas  científicas

Reconstrução palpebral com enxerto condro-pericondral de hélice de orelha. Experiência de um centro de referência em cirurgia micrográfica de Mohs.

Publicado na rvista Surgical And Cosmetic Dermatology

Acesse aqui para ler o artigo.

Atividades Realizadas

O dermatologista, Dr. Frederico Sanchez, responsável técnico da Clínica Catarinense de Dermatologia, tem Capítulo sobre Tratamento de Cicatrizes de Acne publicado em livro internacional editado pelo Dr. Keyvan Nouri (University of Miami).

Atividades Realizadas

O médico do corpo clínico, Dr. Asdrubal Cesar, participou do XIII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, onde apresentou dois trabalhos relacionados a gestão de programas de medicina preventiva, junto com a Msc. Lisiane Fabris da empresa Saúde Suplementar Soluções em Gestão.
O XIII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida e o III Simpósio de Qualidade de Vida no Setor Público foram realizados no Hotel Maksoud Plaza nos dias 01 e 02 de outubro, na cidade de São Paulo.