Curso de Capacitação em Cirurgia Dermatológica
Do Básico Ao Avançado
IV Workshop de cirurgia ambulatorial
Foi realizado no mês de dezembro de 2016 o IV Workshop de Cirurgia Ambulatorial da Clínica Catarinense de Dermatologia / Epione Ensino e Pesquisa.
A coordenação do curso ficou a cargo do Dr. Frederico Sanchez, médico Dermatologista e Cirurgião Dermatológico.
O Curso teve a aula teórica ministrada no Hotel Ibis de Chapecó.

Dr. Frederico Sanchez ministra aula no XXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica

O médico dermatologista, Dr. Frederico Sanchez, responsável técnico da Clínica Catarinense de Dermatologia, ministrou aula de retalhos e enxertos cutâneos durante o XXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica.
Demonstrando passo a passo, técnicas básicas, e complexas de reconstruções cirúrgicas como retalhos de rotação glabelar, retalhos para correção de orelha fendada, e casos complexos como enxerto condro-pericondral para reconstrução palpebral, dentre outros.
Atividades realizadas

Dr. Frederico Sanchez participou do I Simpósio Latino Americano de Cirurgia Micrográfica de Mohs.
A Cirurgia Micrográfica de Mohs é uma técnica para a remoção de alguns tipos de tumores cutâneos.
Esta técnica realiza um estudo completo das margens tumorais já durante a cirurgia, permitindo a detecção de células malignas persistentes no leito do tumor retirado.
O médico do corpo clínico, Dr. Asdrubal Cesar, participou do XIII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, onde apresentou dois trabalhos relacionados a gestão de programas de medicina preventiva, junto com a Msc. Lisiane Fabris da empresa Saúde Suplementar Soluções em Gestão.
O XIII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida e o III Simpósio de Qualidade de Vida no Setor Público foram realizados no Hotel Maksoud Plaza nos dias 01 e 02 de outubro, na cidade de São Paulo.
Artigo publicado na revista Surgical e Cosmetic Dermatology
Resumo
Introdução: A cirurgia micrográfica de Mohs é opção terapêutica que aumenta a taxa de cura de vários tipos de câncer de pele, com maior preservação tecidual e menores taxas de recidiva.
Objetivo: Traçar o perfil clínico e histológico dos tumores operados pela cirurgia micrográfica de Mohs, em serviço privado de referência nessa técnica no município do Rio de Janeiro, Brasil, e relacioná-lo com o número de fases e tipo de reconstrução cirúrgica realizada.
Métodos: Estudo retrospectivo, observacional, transversal, com revisão de prontuários.
Resultados: Foram relacionados 93 tumores em 84 pacientes operados no período entre abril/2010 e agosto/2012 e seguidos até agosto/2013 (12 a 42 meses). Dados encontrados: 47,61% homens e 52,38% mulheres; idade média de 62,89 anos; fototipos predominantes II (44%) e III (43%); seis casos (6,45%) de carcinoma espinocelular; 87 (93,54%) de carcinoma basocelular; 74,19% de tumores primários; nariz como localização mais frequente (46,24%); uma fase cirúrgica realizada na maioria dos casos, tendo sido o retalho (44%) o tipo de fechamento mais realizado. Houve recidiva em um paciente, que foi reoperado em outubro/2012 e segue sem recidiva. Conclusões: A cirurgia de Mohs mostrou-se eficaz, com altos índices de cura e mínima taxa de recidiva, especialmente nas lesões da área de risco do H da face.
Palavras-chave: CIRURGIA MICROGRÁFICA DE MOHS, CARCINOMA BASOCELULAR, CARCINOMA ESPINOCELULAR.
Novos artigos publicados em revistas científicas
Reconstrução palpebral com enxerto condro-pericondral de hélice de orelha. Experiência de um centro de referência em cirurgia micrográfica de Mohs.
Publicado na rvista Surgical And Cosmetic Dermatology
Agora a Clínica Catarinense de Dermatologia conta em seu corpo clínico com o Dr. João Israel Pereira Pinto Júnior, médico endocrinologista, com residência médica pelo Instituto de Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro (IEDE).
O médico endocrinologista se dedica ao atendimento especializado de doenças relacionadas ao metabolismo como:
-
Diabetes
-
Distúrbios da Tireóide
-
Osteoporose
-
Doenças da Adrenal e Hipófise
Inicia suas atividades no corpo clínico da clínica Catarinense de Dermatologia a Dra. Julia Broetto, especialista em Cirurgia Plástica MEC/AMB e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Para conhecer os procediemntos realizados pela Dra. Julia Broetto acesse:
http://www.drajuliabroetto.com.br/


O dermatologista, Dr. Frederico Sanchez, responsável técnico da Clínica Catarinense de Dermatologia, tem Capítulo sobre Tratamento de Cicatrizes de Acne publicado em livro internacional editado pelo Dr. Keyvan Nouri (University of Miami).