Médico de Família, Um Especialista no Cuidado da Pessoa.

Nesse primeiro Post vamos falar um pouco sobre uma especialidade médica que procura observar o ser humano como um todo, que procura observar o indivíduo dentro do seu contexto social e familiar, procurando acompanhar a pessoa ao longo do tempo e de maneira integral.

A Medicina de Família é uma especialidade médica que difere das de mais por não se concentrar em apenas um segmento do corpo, órgão ou doença específica. O médico especialista em medicina de família está capacitado para resolver a maioria dos problemas de saúde mais frequentes da população, porém esse especialista também procura atuar de maneira preventiva, evitando que o indivíduo adoeça ou venha a ter complicações de doenças crônicas.

Por que "Médico de Família"?

O nome completo da especialidade é Medicina de Família e Comunidade, justamente porque esse especialista pode lidar com os problemas mais frequentes de saúde do ser humano em todas as fases de sua vida, isto é, na infância, adolescência, idade adulta e na terceira idade. Além de ter uma atitude proativa de acompanhar o paciente ao longo da vida, para promover atitudes de saúde positivas, prevenindo doenças, mantendo a saúde e a qualidade de vida.

Esse especialista também atua cuidando de populações, pois pode realizar gestão de atividades de promoção de saúde para grupos de pessoas ou populações inteiras.

MFCilustred